O grande escriba, Saiden, além de tudo era um grande intelectual. Através de suas HQs ele conseguia transmitir cultura aliada ao bom humor. Uma fórmula genial de escrever para os personagens Disney. E burlar, gradativamente, o severo padrão Disney nunca foi tarefa fácil.
Mas, o mestre conseguia. Bela postagem. Adorei seus comentários e observações.

Ivan Saidenberg - Histórias Comentadas

Mais uma história dos Metralhas da História, de 1980.

Aqui papai resgata a história de como começaram as touradas, em Creta, de acordo com a mitologia grega. Mais do que um esporte, a chamada Taurocatapsia era um perigoso ritual religioso de adoração aos touros, animal sagrado da ilha, no qual rapazes jovens e ágeis pulavam por cima do bicho, tomando impulso em seus chifres.

Um afresco famoso encontrado nas ruínas antigas da ilha dá uma ideia de como era a coisa toda, e ainda por cima tem uma característica “narrativa”, que faz dele um quase quadrinho de HQ. Os três rapazes da pintura são mostrados em três momentos diferentes e sucessivos da ação, o que dá a quem observa uma marcada sensação de movimento. O primeiro quadrinho desta história, aliás, é muito livremente inspirado nesse mesmo mural.

Metralhas Creta

A ilha, aliás, é onde se acreditava que ficava o Labirinto do

View original post 340 more words

Advertisements